sábado, 26 de outubro de 2013

Acesse: Manual de Registro e Cadastramento de Materiais de Uso em Saúde

Acesse: Manual de Registro e Cadastramento de Materiais de Uso em Saúde

Já está disponível no site da Anvisa o “Manual de Registro e Cadastramento de Materiais de Uso em Saúde”. A publicação é resultado do acordo de Cooperação celebrado entre a Anvisa, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo do manual é melhorar o nível de informações prestadas para a regularização de materiais de uso em saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Isso deve permitir a melhoria das condições sanitárias de fabricação, comercialização e regularização de materiais de uso em saúde, além de fortalecer o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil. O manual pode ser utilizado por profissionais da saúde e do setor de materiais de uso em saúde.
Imprensa/Anvisa

Certificação obrigatória para agulhas e seringas entra em vigor

Certificação obrigatória para agulhas e seringas entra em vigor

3 de julho de 2013
Já está em vigor a exigência de certificação do Inmetro para as agulhas e seringas comercializadas no país. O prazo para a adequação destes materiais terminou na última segunda-feira (1º/7). Os requisitos mínimos de identidade e qualidade destes produtos foram determinados pela Anvisa em 2011 com o objetivo de garantir padrões mínimos para produtos largamente utilizados na assistência à saúde em todo o país.

Apenas os produtos comercializados antes da data de vigência das normas podem ser comercializados e utilizados, respeitando as datas de validade de cada unidade. As normas que tratam da certificação de seringas e agulhas são as resoluções RDC nº 3 e nº 5, ambas de 2011. O prazo de vigência das duas resoluções havia sido prorrogado até o dia 30 de junho deste ano para garantir que não houvesse descontinuidade no fornecimento dos produtos.

De acordo com levantamento da Anvisa, já existem 18 fornecedores de agulhas  e seringas certificados no Brasil, o que garante o abastecimento do mercado nacional dentro das novas regras. A certificação é feita em instituições participantes do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, coordenado pelo Inmetro.
EquiposOs equipos de uso único de transfusão, de infusão gravitacional e de infusão para uso com bomba de infusão também terão certificação obrigatória. Nestes casos, o prazo foi prorrogado por mais 180 dias, até 30 de dezembro de 2013. Isso porque o processo de avaliação laboratorial dos produtos é mais complexo e exige mais tempo das empresas produtoras. A área técnica da Anvisa está programando reuniões com as empresas do setor e com o próprio Inmetro para garantir que até o fim do ano os produtos do setor estejam certificados.
Imprensa/Anvisa

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Gêmeos siameses se prepararam para cirurgia de separação no PE

Gêmeos siameses se prepararam para cirurgia de separação no PE

Saulo e David receberam expansores para forçar crescimento da pele
Do R7, com Fala Brasil
Meninos dividem o mesmo fígadoReprodução/Record
Os gêmeos siameses Saulo e Davi, que nasceram há cinco meses unidos pelo abdome, passaram por uma cirurgia para implantação de expansores, em Pernambuco. Eles seguem internados em recuperação.
De acordo com os médicos, o objetivo dos expansores é forçar o crescimento da pele. Assim, com a sobra de tecido será possível fechar a barriga de cada um deles após a separação.
Esse é o primeiro passo para a operação definitiva que irá separar os irmãos. A operação deve acontecer em três meses.
Além de estarem unidos pela região do abdome, eles dividem o mesmo fígado.

Experiência bem sucedida traz esperanças de tratar mal de Alzheimer

Experiência bem sucedida traz esperanças de tratar mal de Alzheimer

Composto químico conseguiu bloquear os danos cerebrais ocasionados pela doença
AFP
Cientistas afirmam que ainda estão longe de um medicamento
Cientistas anunciaram esta quinta-feira ter descoberto um composto químico que, em ratos de laboratório, bloqueia uma doença dos príons, o que poder representar uma nova possibilidade terapêutica para tratar doenças como o mal de Alzheimer e o Parkinson.
Estes resultados, obtidos por cientistas britânicos, ainda estão muito distantes de um possível desdobramento em humanos, mas podem representar uma nova estratégia contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson, que partilham mecanismos comuns com as doenças dos príons.
Em artigo publicado na revista americana Science Translational Medicine, este composto químico, administrado a camundongos, conseguiu bloquear os danos cerebrais, ocasionados por uma doença de príons, implicando um mecanismo de defesa natural celular, relativizou a principal responsável desta pesquisa, realizada pela Universidade de Leicester, Giovanna Mallucci, visto que o composto químico em questão "tem efeitos colaterais graves".
— Nós ainda estamos longe de um medicamento utilizável no homem. Mas o fato de estabelecer que este mecanismo de ação pode ser usado para proteger a perda de células do cérebro (...) significa que há uma possibilidade real de desenvolver tratamentos combatendo esta vista contra as doenças de príons e as outras doenças neurodegenerativas.
Declarou o professor Mallucci à agência de notícias britânica Press Association. O composto conhecido com o nome do laboratório GSK2606414 (produzido pela firma farmacêutica britânica GlaxoSmithKline) foi testado com 29 camundongos infectados pelos príons que provocou as encefalopatias, entre as quais a síndrome de Creutzfeldt-Jakob.
Eles foram comparados a um grupo de camundongos cujo cérebro também foi infectado por príons e que não ingeriram o composto.
As cobaias que foram tratadas sete semanas após terem sido infectadas pelos príons não sofreram perda de memória em um teste que consistiu em reconhecer um objeto familiar (enquanto aqueles tratados nove semanas após a infecção demonstraram ter problemas de memória).
Exame no cérebro dos camundongos confirmou a tendência a apresentar danos cerebrais naqueles tratados sete semanas após a infecção por príons.
Em comentário em separado publicado pela revista americana, os especialistas de neurociência Wiep Scheper e Jeroen Hoozemans, da Universidade Livre de Amsterdã, consideram que esta pesquisa poderá abrir uma nova estratégia terapêutica.
Mas pedem prudência porque os camundongos são modelos limitados para as doenças do cérebro humano e também porque o composto químico utilizado tem efeitos colaterais no pâncreas, com o desenvolvimento de diabetes e a perda de peso.

Laboratório quer comercializar primeira vacina contra malária a partir de 2014 - Saúde - Notícia - VEJA.com

Laboratório quer comercializar primeira vacina contra malária a partir de 2014 - Saúde - Notícia - VEJA.com

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Programa mais medico ou trafego de pessoas?

Programa mais medico ou trafego de pessoas?

O governo brasileiro, signatário do tratado das nações unidas contra o trafego de pessoas decide importar médicos de Cuba e pagar aquela ditadura o valor proposto a todos os outros profissionais.
Os médicos vindos de Cuba não têm direitos, pois devem relatar a seus feitores todas as atividades extras que por ventura tenham intenção de praticar.
Segundo consta, receberam aproximadamente a mesma remuneração que receberiam se estivessem em seu país e o restante servira para financiar a ditadura Castro que tanto encanta nossos governantes.
Isto posto, fico me perguntando, até que ponto estas pessoas realmente desejavam estar aqui?
Deixaram suas famílias, suas vidas, seus amigos em busca de que?
Será que a cultura Castrista é tão humanitária assim? Ou estariam essas pessoas sendo obrigadas a servir aquela ditadura?
Acredito que estas duvidas devam ser levadas em conta e nós devemos cobrar de nossas autoridades maiores esclarecimentos.

Hugo Barcelar e Araujo Filho

Labnews - Processo de limpeza em lavadora ultrassônica automatizada

Labnews -Teste de Espuma para Detergentes Enzimáticos

Diabetes aumenta risco de desenvolver câncer de mama e cólon - Saúde - Notícia - VEJA.com

Diabetes aumenta risco de desenvolver câncer de mama e cólon - Saúde - Notícia - VEJA.com

Tecnologia realiza "biópsia líquida" do câncer a partir de amostras de sangue - Saúde - Notícia - VEJA.com

Tecnologia realiza "biópsia líquida" do câncer a partir de amostras de sangue - Saúde - Notícia - VEJA.com

Estudo demonstra que dano cerebral é comum após cuidados intensivos

http://noticias.r7.com/saude/estudo-demonstra-que-dano-cerebral-e-comum-apos-cuidados-intensivos-03102013

Médicos podem entrar em greve em oposição ao projeto do programa Mais Médicos

http://noticias.r7.com/saude/medicos-podem-entrar-em-greve-em-oposicao-ao-projeto-do-programa-mais-medicos-04102013